Bálsamo de Amamentação

Ter um novo bebé é a maior das alegrias. Com novos bebés vêm novas experiências. Não importa se tens 1 bebé ou 12 bebés, cada um é único.

A fase inicial da amamentação pode ser um aspecto desafiante (ainda que dos mais gratificantes) de cada nova maternidade.

Durante a amamentação para auxiliar a nova mamã nesta etapa, são usados bálsamos ou cremes nos mamilos para aliviar a irritação da pele e alguma dor que se possa sentir durante os primeiros dias. O componente mais utilizado nos bálsamos convencionais de compra é a lanolina, um ingrediente que acalma e protege a pele irritada. A lanolina é feita a partir da gordura das glândulas sebáceas das ovelhas. Além de ser uma gordura animal que deve evitar estar em contacto com o bebé e muito menos a sua ingestão, na maioria das vezes são usados muitos produtos químicos pesados ​​ ​​para limpar a lã, sendo por isso a lanolina uma opção a evitar.

Este bálsamo de amamentação que vos deixo aqui, é todo com ingredientes vegetais que podem ser utilizados sem prejuízo para a vossa saúde e do vosso bebé.

Ingredientes

1 chávena de Azeite Virgem Extra com acidez 0,1

½ chávena de Calêndula

½ chávena de Camomila

¼ chávena de Manteiga de Cacau

2 colheres de sopa de Óleo de Côco

2 colheres de sopa de Cera de Abelha

Preparação

1 – Macerar as ervas secas em azeite.

Método Lento

Colocar as ervas mergulhadas no azeite num frasco fechado e expor à luz solar directa durante 6 semanas. É conveniente fazer quando há calor.

Método rápido

Colocar as ervas mergulhadas no azeite num tacho e levar ao lume baixo em banho maria. Quando o banho maria ferver, deixar no lume por 20 minutos, ou até conseguir sentir o aroma das ervas impregnado no azeite.

2 – Filtrar o azeite das ervas com um coador de rede bem fino ou com um pano ou filtro de café.

3 – Juntar o azeite, a manteiga de cacau, o óleo de côco e a cera de abelha e levar ao lume em banho maria até tudo ficar bem dissolvido.

4 – Verter para os frascos e deixar arrefecer.

A textura é optima, nem muito cremosa nem demasiado líquida (pelo menos agora no inverno), mas se preferir mais espesso pode sempre adicionar mais um pouco de cera de abelha.

Notas em relação às medidas

1 chávena – 240ml

½ chávena – 120ml

¼ chávena – 60ml (ou 60 grs no caso da manteiga de cacau)

1 colher de sopa – 15ml (ou 15 gramas no caso da cera de abelha e óleo de côco)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top